Ainda há muitas dúvidas sobre planos de Saúde e suas coberturas.
Abaixo, algumas informações que podem ajudar á um melhor entendimento desse benefício tão desejado pelos colaboradores de empresas de qualquer porte.
Para quem possui CNPJ (MEI – abertos com no mínimo 6 meses), hoje é possível fazer um plano Empresa com apenas 2 pessoas, o que é uma vantagem, pois os planos de saúde oferecidos por seguradoras (seguro saúde) não oferecem planos individuais.
Não tendo CNPJ e querendo um plano de Seguro Saúde, a saída é um plano Individual / Familiar por adesão.
Conheça algumas diferenças entre planos:
O que significa plano (individual/familiar) por adesão?
É um plano em que o interessado em adquiri-lo deve está no momento da sua contratação, associado a uma entidade de classe (Conselho, Sindicato…Ex. CREA, CRM e outros) das quais fazem parte profissionais com formação de: Contadores, Administradores, Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos e outras entendidades.
Plano de saúde empresarial
É aquele que presta assistência à saúde a grupos de pessoas (sócios, funcionários e respectivos dependentes legais) vinculadas a um CNPJ ou estatuto social (caso das sociedades anônimas).
Algumas das coberturas tradicionais:
(lembrando que todos os planos devem oferecer todas as cobertura elencadas no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde – ANS)
- Rede credenciada Regional ou Nacional (de acordo com o contrato):
- Remissão (quando contratada) – Remissão é uma cobertura para os dependentes inclusos no contrato por um determinado período, caso ocorra óbito do titular durante a vigência do contrato
- Atendimento nacional
- Isenção de carência total ou parcial de acordo com as regras da ANS ou liberalidades da Operadora / Seguradora do plano contratado.
Exemplo: A SulAmerica isenta as carências para grupos a partir de 10 vidas (exceto doenças preexistentes)
- Diversos serviços online à disposição em sua casa
- Assistência à viagem nacional
- Escleroterapia (secagem de varizes)
- Fonoaudiologia
- Transplante de órgãos – Algumas operadoras oferecem cobertura de transplantes superiores às determinadas por Lei
- Emergências médicas 24 horas (aconselhamento médico por telefone e emergências médicas domiciliares) – de acordo com o plano
- Descontos em diversos serviços (vacinas, academias, SPAs, escolas de dança, medicamentos, aluguel de carro etc.) – de acordo com o plano
- Reembolso de atendimento fora da rede credenciada
Alguma Coberturas (especiais) oferecidas pelos planos de Saúde – nesse exemplo tomamos por base SulAmerica
Benefícios para o Gestor de RH:
MECSAS (1) Meio Eletrônico para Cadastro SulAmérica Saúde
Ferramenta eletrônica que possibilita a sua empresa ou corretora realizar movimentações cadastrais, como inclusões e exclusões dos funcionários inscritos no seguro, com agilidade, segurança e sem burocracia, além de reduzir o tempo para processamento das informações De acordo com o tamanho do grupo
SulAmérica Saúde Ativa
Conjunto de programas e ações para a promoção da saúde e prevenção de doenças. É ideal para empresas que procuram estimular a qualidade de vida dos funcionários, gerando mais produtividade e redução de faltas.
SulAmérica Saúde Online: acesso aos serviços on-line de qualquer lugar onde você estiver.
Benefícios para os segurados
Conheça os benefícios que o SulAmérica Saúde coloca à disposição dos seus funcionários:
Assistência viagem (2)
(2) Os serviços de assistência viagem nacional e internacional são limitados conforme plano e condições contratuais.
Assistência viagem nacional
Serviços à disposição dos segurados para auxiliá-los em viagens fora do município do seu domicílio em caso de doenças ou acidentes graves:
Remoção médica
Transporte em casos que seja necessária a remoção do segurado para um hospital mais bem equipado.
Hospedagem após alta hospitalar
Hospedagem do segurado na cidade de hospitalização, que tenha a necessidade de prolongar o período de sua estadia por razões estritamente médicas.
Visita ao segurado hospitalizado-transporte e hospedagem
Transporte e hospedagem de um familiar para acompanhar a hospitalização do segurado.
Garantia de viagem de regresso
Caso o segurado tenha que postergar seu voo de retorno, em razão de internação, será garantido o pagamento das diferenças tarifárias.
Retorno de acompanhantes
Transporte de retorno dos acompanhantes ao domicílio do segurado em caso de morte do segurado no período de viagem.
Retorno antecipado do segurado ao seu domicílio
Se necessário antecipar o retorno, em caso de morte de familiares do segurado, será garantido o pagamento de diferenças tarifárias.
Motorista substituto
Se o segurado estiver comprovadamente impossibilitado de dirigir, será enviado um motorista substituto para retornar o veículo até sua residência ou para a continuação de sua viagem.
Assistência viagem internacional (disponível para os planos Especial 100, Executivo e Prestige)
Serviços à disposição dos segurados para auxiliá-los em viagens pelo exterior:
- Assistência médica, cirúrgicas e de hospitalização por acidente ou doença: se o segurado precisar de assistência médica, cirúrgica ou hospitalar, a assistência pagará as despesas correspondentes, inclusive limites de cobertura exigidos pelos países do tratado de Schengen (30 mil)
- Remoção e repatriação médica: em casos de doenças, a assistência garantirá transporte até a clínica ou hospital mais próximo ou ainda a repatriação em seu domicílio
- Hospedagem após alta hospitalar: por razões estritamente médicas, a assistência viagem providenciará hospedagem do segurado por até cinco diárias
- Visita ao segurado hospitalizado – transporte e hospedagem: passagem aérea e hospedagem para que um familiar possa acompanhar a internação do segurado
- Assistência farmacêutica: pagamento das despesas com medicamentos prescritos por um médico
- Assistência odontológica: pagamento das despesas odontológicas que o cliente for obrigado a fazer em casos de urgências
- Garantia de viagem de regresso: caso o segurado tenha que postergar o retorno, a assistência pagará a diferença de tarifa para que essa viagem prossiga fora da data fixada ou de limitação
- Retorno de acompanhante e/ou familiar: em caso de falecimento do segurado durante a viagem, e se houver familiares viajando junto e que necessitem antecipar ou postergar seu voo de retorno, a assistência garantirá o pagamento de eventuais diferenças tarifárias e o valor da passagem para o vôo remarcado
- Acompanhamento de menores: caso o segurado seja internado e precise do retorno dos menores que viajam com ele, a assistência providenciará uma passagem aérea para que outro familiar acompanhe o retorno dos menores
- Retorno antecipado do segurado por falecimento de familiar ou cônjuge: caso ocorra a morte de familiar ou do cônjuge do segurado, e este precise antecipar seu voo de retorno, a assistência garantirá o pagamento de eventuais diferenças tarifárias e o valor da passagem para o voo remarcado
- Repatriação funerária: em caso de morte do segurado, a assistência se encarregará de todas as formalidades no local de falecimento, necessárias e adequadas ao retorno do corpo. Inclusive as despesas relativas ao funeral e ao enterro
- Serviço de localização de bagagem extraviada
- Adiantamento para assistência jurídica: a assistência indicará um advogado para acompanhar o processo, arcando com os honorários advocatícios
- Adiantamento do valor da fiança ou da caução penal
- Adiantamento de fundos em caso de roubo ou extravio de cartão de crédito/débito
- Orientação e envio em caso de perda de documentos
- Retorno antecipado por sinistro grave na residência: pagamento da penalidade ou diferença de tarifa que corresponda ao custo de uma nova passagem
- Transmissão de mensagens urgentes
Benefícios exclusivos para o plano Prestige:
- Coleta domiciliar (4): o segurado pode realizar, com os referenciados SulAmérica Saúde, a coleta de material para exames em sua casa ou escritório
- Concierge: indicação de empresas de locação de materiais ou aparelhos especiais de apoio à saúde (Welcome Home), informações, reservas e organização de serviços como locação de veículos, táxi 24 horas, mensageiro, motorista, entre outros
- Courier (4): Serviço de retirada de documentos para solicitação de reembolso
- Motorista Amigo da Saúde (4): Motorista para retorno do segurado ao seu domicílio caso fique impossibilitado de dirigir segundo recomendação médica
- Remoção Especial: ambulância para remoção do segurado quando ele não estiver em condições de saúde para usar transporte comum e necessitar de realização de exames/consultas
(4) Abrangência dos serviços exclusivos Prestige: Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.
Os benefícios descritos são exclusivos dos produtos de códigos: 545, 546, 557 e 553.
As informações resumidas do produto SulAmérica Saúde (545, 546, 557 e 553) poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Os seguros SulAmérica Saúde obedecem à legislação que regulamenta os seguros saúde e às condições contratuais que devem ser lidas previamente à contratação.
Todos os benefícios aqui relacionados são disponibilizados aos segurados SulAmérica Saúde e estão sujeitos aos limites e critérios do plano e produto contratado. Verifique em seu contrato de seguro ou ligue para a Central de Serviços SulAmérica Saúde para mais informações.
Planos | Acomodação Hospitalar | Reembolso |
Prestige | Apartamento | Brasil/exterior |
Executivo | Apartamento | Brasil/exterior |
Especial 100 | Apartamento | Brasil/exterior |
Clássico | Apartamento | Brasil/exterior |
Básico 10 | Apartamento/Enfermaria | Brasil |
E mais:
- Redução de carência para grupos de três a nove pessoas*
- Isenção total de carência para grupos acima de 10 pessoas*
- Coberturas adicionais à Lei 9.659/98
- Remissão de dois anos: em caso de falecimento do segurado titular, os dependentes elegíveis permanecem
gratuitamente cobertos pelo seguro
*Para as doenças declaradas na contratação do seguro será aplicada a cobertura parcial temporária, observadas às regras estabelecidas na Lei 9.656/98 e regulamentações pertinentes. Os prazos de redução de carência estão sujeitos à análise pela seguradora.
Muitas coberturas para sua empresa
Coberturas adicionais à Lei:
Além dos diversos procedimentos cobertos por lei, seus funcionários contam com as coberturas adicionais para garantir ainda mais tranquilidade. Confira:
Escleroterapia (12 sessões ao ano):
Tratamento de vasinhos e microvarizes (varicoses).
Fonoaudiologia (54 sessões ao ano):
Avaliação e terapias fonoaudiológicas.
Psicomotricidade (42 sessões ao ano):
Tratamento indicado para pessoas com dificuldade ou atraso no desenvolvimento sensorial, motor, mental e psíquico.
Transplantes (além dos cobertos por lei, como rim, córnea e medula óssea):
Coração, pâncreas, pâncreas-rim, pulmão e fígado, incluindo despesas assistenciais com doador vivo.
Prestige é muito mais vantagem
Visando atender a um público extremamente exigente, a SulAmérica criou o Plano Prestige. Nele, o associado conta com a melhor rede médica (médicos renomados) e hospitalar (Albert Einstein e Fleury) além de vários benefícios exclusivos e sem limite, como:
Escleroterapia
Tratamento de vasinhos e microvarizes (varicoses).
Fonoaudiologia
Avaliação e terapias fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição e aperfeiçoamento dos padrões de fala e voz.
Psicomotricidade
Tratamento indicado para pessoas com dificuldades/atrasos no desenvolvimento sensorial, motor, mental e psíquico.
Transplantes
Coração, pâncreas, pâncreas-rim, pulmão e fígado, incluindo despesas assistenciais com doador vivo.
Check-up
Um por ano, exclusivamente na rede para segurados titulares acima de 29 anos.
Em São Paulo: Laboratório Fleury, Hospital Albert Einstein, Hospital Oswaldo Cruz e Hospital do Coração.
No Rio de Janeiro: Laboratório Fleury.
Consulta ao viajante (exclusivamente na rede)
Médicos certificados, exclusivos da rede referenciada, realizam uma entrevista detalhada, analisam o roteiro da viagem e fazem todas as recomendações ao executivo, para que a viagem seja a mais tranquila possível.
Vacinas (calendário oficial do Ministério da Saúde, exclusivamente na rede)
Em São Paulo: Instituto Paulista de Vacinação e Vacinar Clínica de Imunização.
No Rio de Janeiro: Vacine.
Cirurgia refrativa
Cirurgias de miopia e hipermetropia com ou sem astigmatismo, sem limite de grau.
Consulta médica domiciliar
Exclusivo por reembolso.
Fisioterapia domiciliar
Exclusivo por reembolso.
Coleta domiciliar (São Paulo e Rio de Janeiro)
O segurado pode realizar coleta de material para exames em sua casa ou no escritório.
Em São Paulo: Laboratório Fleury.
No Rio de Janeiro: Club DA, Lâmina e Bronstein.
Serviços | Limites (prestige) |
Courier (municípios de São Paulo e Rio de Janeiro) Serviço de retirada de documentos para solicitação de reembolso. | 24 utilizações/ano |
Remoção especial (municípios de São Paulo e Rio de Janeiro) Ambulância para remoção do executivo quando ele não estiver em condições de saúde para utilizar transporte comum e necessitar de realização de exames ou consultas. | 2 utilizações/ano |
Motorista Amigo da Saúde (municípios de São Paulo e Rio de Janeiro) Motorista para retorno do executivo ao seu domicílio caso fique impossibilitado de dirigir segundo recomendação médica. | 2 utilizações/ano |
Concierge Indicação de empresas de locação de materiais ou aparelhos especiais de apoio à saúde (Welcome Home), informações, reservas e organização de serviços como locação de veículos, táxi 24 horas, mensageiro, motorista, entre outros. | —- |